top of page

ENSINO FUNDAMENTAL

CONSTITUIÇÃO HUMANA EM WALDORF

 

No ser humano, encontramos três veículos de expressão: o corpo, as emoções e a mente.

 

A esses três  veículos de expressão correspondem três funções: o querer, o sentir e o pensar.

 

E na Psicomotricidade, esses veículos de expressão são observados pelo "ato psicomotor da criança", que precisa ser consciente, ou seja , a criança precisa sentir satisfação em realizar os movimentos por meio do Saber Fazer, do Querer Fazer e do Poder Fazer. 

 

Todos esses aspectos precisam ser trabalhados com a mesma atenção para a plena realização do potencial humano. Esse é o objetivo da Pedagogia Waldorf, e por isso ela desenvolveu atividades para atingir plenamente os aspectos  do corpo físico , do corpo anímico  e do corpo espíritual. 

 

O corpo é educado por meio de atividades práticas como jardinagem, marcenaria, construção, ginástica, 

trabalhos manuais, artes, canto, música, entre outras.

 

A educação do corpo, tal como é praticada nas Escolas Waldorf, fortalece também o caráter da criança, pois desenvolve a sua força de vontade, criando nela qualidades como a disposição para enfrentar dificuldades e a perseverança. 

 

As emoções são trabalhadas por meio da arte: música, canto, desenho, pintura, literatura, teatro, recitação, escultura e cerâmica. Por meio da expressão artística, são dadas muitas oportunidades para o refinamento da sensibilidade, e a harmonização de conflitos na área afetiva e social. 

 

A mente é educada por meio da transmissão do conhecimento de forma balanceada e adequada à idade do aluno.

 

Nas Escolas Waldorf busca-se cultivar o sentimento de admiração que as crianças têm em relação à natureza e ao mundo como forma de manter vivo o seu interesse em aprender.

 

Arte e atividades práticas são também instrumentos a serviço das matérias acadêmicas. 

 

Com a educação integrada de todos os aspectos do seu ser, a criança aprende a não dissociar seus pensamentos, sentimentos e ações, podendo tornar-se um adulto equilibrado e coerente. 

 

 

O professor de classe

 

Cada grupo de alunos que ingressa no primeiro ano terá um (a) professor (a) que acompanhará essa turma durante os oito anos do Ensino Fundamental. Além de ministrar as matérias básicas para as quais estiver apto, através da intensa convivência, o professor tem a possibilidade de conhecer em profundidade cada criança e pode desenvolver um acompanhamento mais individualizado e balizado nas necessidades de cada uma delas. O professor da classe acompanha o grupo em viagens, estabelece o elo entre as famílias das crianças e objetiva criar um grupo social integrado entre elas.

 

 

O ensino em épocas

 

A Pedagogia Waldorf desenvolveu as épocas como forma de possibilitar aos alunos um maior aprofundamento dos grandes temas trazidos. Assim, como exemplo, é dada uma época de História por 3 ou 4 semanas e a criança vivencia uma integração de matérias que gira em torno do tema abordado. Pode-se seguir uma época de Matemática ou de Português e assim, sucessivamente, as épocas se desenrolam ao longo do ano. O ensino em épocas possibilita que os alunos recebam os conteúdos de uma forma não fragmentada, desconectada com o todo ou ainda de uma forma superficial. Através desse sistema, a criança pode

efetivamente “mergulhar” e vivenciar profundamente cada matéria.

 

 

Como educar o ser humano

dos 7 aos 14 anos

 

Nesse segundo setênio de vida, a criança desenvolve sua vida emocional e sua

ligação com o mundo e com as pessoas. Em seu dia-a-dia, ela necessita

fundamentalmente de ritmo e também precisa aprender os conteúdos através de

uma ligação com seus sentimentos. Aquilo que uma criança não vivencia, com o

que não se envolve ou não pode estabelecer uma ligação afetiva será algo

meramente decorado ou mecânico e tenderá a ser esquecido com o tempo. Por este motivo, o Currículo desenvolve suas matérias de forma que os alunos possam integrar em seu aprendizado: o desenvolvimento do querer (atividades do fazer), do sentir (poesia, arte e música relacionadas aos temas que tocam interiormente a criança e que estão de acordo com os interesses relacionados à sua idade e amadurecimento) e o desenvolvimento do pensar. Nesse último, a idéia é criar condições para que a criança aprenda a pensar e não simplesmente decorar as respostas acertadas. Por fim, atividades práticas – como trabalhos, viagens – levarão os alunos à aplicação concreta dos conhecimentos.

 

 

A forma trimembrada de uma aula

 

 

 

 

Para atingir o aprofundamento dos conteúdos básicos (matemática, português história, geografia, mineralogia, química, etc.), a aula inicial, a qual é ministrada pelo professor da classe, tem a duração de duas horas e segue uma composição que visa trabalhar harmoniosamente o desenvolvimento do querer, sentir e pensar da criança. A aula compreende atividades que visam desenvolver habilidades: físico/corpóreas, imaginativas, memória, raciocínio lógico, reflexão, artística, dicção entre outras.

 

 

Integração com os pais

 

A criança dos 7 aos 14 anos tem o seu desenvolvimento a partir de três importantes relações em sua vida: a família, a escola e os amigos. Dessa forma, é fundamental que se integre Família e Escola. Para tanto, são realizados encontros em que se conversa e se aprende sobre a criança. Cada professor de classe realiza reuniões mensais ou bimestrais com os pais, e encontros anuais de confraternização da classe, além de outras atividades, eventos e palestras da escola. Essas atividades objetivam os mesmos ideais: fazer da vida e do ensino que a criança recebe a melhor base para seu desenvolvimento harmonioso como ser humano. Toda Escola Waldorf tem como princípio a ativa participação dos pais na vida escolar de seu filho.

 

 

Integração entre as matérias

 

Desde o 1° ano Waldorf, as matérias complementares como: Música Instrumental, Canto, Trabalhos Manuais, Artes Aplicadas, Pintura, Desenho, Desenho de Formas, Euritmia, Educação Física, Dramatização e Teatro acompanham o conteúdo curricular e são desenvolvidos de acordo com a maturidade. As matérias representam não só um complemento curricular, mas fazem parte de um todo que propiciará à criança, um desenvolvimento saudável e global. O conteúdo de cada matéria segue a linha mestra ou, como costumamos chamar, o “fio vermelho do ano”. Este “fio” tece o cenário no qual terá lugar o desabrochar da criança e o desenvolvimento das capacidades necessárias à sua harmonia. Nesse cenário, ela também poderá exteriorizar suas habilidades

individuais.

 

 

Estudos e vivências de complementação ao currículo

 

A partir do segundo ano, as crianças iniciam passeios, visitas e viagens que vão fortalecer o seu aprendizado. A cada ano se escolhe um tema central que será complementado com uma viagem de época, que compreenda não só o estudo e a observação, mas a participação na vida social e a integração da classe. Além das viagens, passeios e visitas, o trabalho de dramatização e teatro propicia ao Professor da Classe desenvolver em seus alunos a autoconfiança, a interação com seu grupo social e a responsabilidade para com o todo. As crianças “aprendem fazendo” e descobrem que todos os papéis são importantes.

 

Nossa Pedagogia pretende educar o ser humano através da arte. Todo o ensino tem o elemento artístico 

como base. Através deste elemento procura-se desenvolver o conhecimento, que vai atuar no pensar do 

aluno de forma abrangente, estimulando seu amor aos outros seres humanos e o respeito pela 

natureza.  O conteúdo de cada ano é adequado à idade dos alunos. O currículo proporciona à criança uma visão 

ampla e viva das matérias, além de possibilitar a aquisição de conhecimentos gerais e preparar o jovem 

para o exercício da cidadania. 

 

 

DISTRIBUIÇÃO DOS GRUPOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ACOLHER

 

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - crianças que completam 7 ou 8 anos até 31 de março de 2016 - período matutino.

PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - crianças que completam 6 ou 7 anos até dia 31 de março de 2016 - período matutino.

JARDIM IV -  crianças de 6 anos - período matutino

 

 

 

bottom of page