
Jardim Acolher
Escola Waldorf em Formação
Educação para a Liberdade.
Sentir e pensar para agir na paz.
Dia-a-dia
Jardim
Acolher
![]() Escola Acolher . Jardim Luz . | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() |
" A CRIANÇA PEQUENA É TODA
SENTIDOS E SENTIMENTOS "
Nos primeiros anos da infância , as crianças necessitam encontrar amorosidade na escola. Neste momento da vida, é importante que as crianças se sintam seguras com suas jardineiras e professores.
É essa sensação de segurança , que lhes permite explorar o ambiente, ouvir atentamente e se dedicar às tarefas diárias.
A criança é naturalmente pesquisadora do mundo. A sua curiosidade natural se desenvolve harmonicamente, quando estimuladas a fazer coisas conforme o seu interesse, Só assim os seus potenciais cognitivos , afetivos , motores e sociais poderão se desenvolver para dar inicio ao seu processo de aprendizagem mais complexo , como o aprender a ler e a escrever.
As crianças pequenas precisam sentir o mundo com o corpo todo, já que naturalmente elas apresentam admiração pelo mundo. Elas veem beleza e propósito em tudo e são curiosas sobre tudo o que vem ao encontro delas.
Escola Acolher . Jardim Luz . Pedagogia Waldorf . Campo Grande
Nos primeiros anos da infância ,
as crianças necessitam encontrar
amorosidade
na escola.


Atividades Diárias

Rotina

Terra

Água
Há atividades semanais, como o dia de fazer o pão, o dia da aquarela, da jardinagem, do kântele , da Música e poemas (formação do aparelho fonador, auditivo).
Nas atividades diárias há o momento do brincar e das atividades dentro da sala, o momento do ritmo, onde são vivenciadas as festas e estações do ano, o brincar no pátio e o conto de fadas.
No cotidiano da criança pequena deve-se criar ritmos que se repetem diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente. Eles são fonte de saúde para os pequenos. O amor pela repetição pode ser visto no desejo de ouvir a mesma história dia após dia.
A existência de uma ORDEM no Universo e de seu milagroso equilíbrio de forças é confirmada e vivenciada em ritmo anual com as Festas do Ano, que são cuidadosamente preparadas pelas crianças e pelos professores.
As festas do ano ajudam a criança a entrar no ritmo do ano. Através de músicas, danças, teatros, histórias e alimentos, as tradições são lembradas e a criança vivencia o sentido cósmico das festas: Páscoa, Pentecostes, Lanterna, São João, Micael, São Nicolau e Natal.

AR
A imaginação e a criatividade são encorajadas através do brincar.
A jardineira deve criar condições para que a fantasia e a vontade da criança se desenvolvam na confiança que a sabedoria humana inspira.
Para isso, as crianças cantam, dançam, correm, sobem , descem, giram, saltam, movimentando-se pelo espaço todo do quintal, sentindo a brisa, o Sol, o calor, a chuva, o vento e o frio pela força da natureza.

Ambiente
O ambiente da sala de jardim de infância é muito importante e deve ser aconchegante.
A sala se compõe de pequenos ambientes, como o “quarto das bonecas” ou a “cozinha”.
Há mesas grandes para que as crianças tenham uma vivência do social nas refeições e algumas outras atividades, como a culinária ou aquarela.
Há cavaletes e panos para a construção de cabanas.
Os brinquedos são de madeira e as bonecas são de pano.
Há ainda sementes, conchas, pedras, toquinhos de madeira, lã de carneiro, capas, saias, panos, giz de cera e cera de abelha para que a criança possa criar e usar a fantasia que lhe é inerente.

Como exemplo, a cozinha, que é um espaço geralmente negado às crianças, é aberta e inteiramente conectada com a proposta pedagógica. Para Steiner, a proximidade dos alunos com a cozinha reforça a importância da relação com a família, já que é no ambiente que se constroem importantes laços, como o “comer junto”, e a "vida familiar cotidiana".
A cozinheira também atua como educadora e permite aos alunos que participem do preparo dos alimentos – na tarefa, eles não só conhecem os alimentos, como são convidados a experiências sensoriais e de degustação, ao descascar, cortar e provar os diferentes ingredientes.
Nos primeiros sete anos de vida, educar é permitir à criança exercitar seus sentidos.
Todas as atividades devem atender ao desenvolvimento do corpo, da alma e do espírito.
Os sentidos são as janelas do corpo para o mundo, para o mundo da natureza e do meio ambiente, e para o mundo da outra pessoa.
Todos os sentidos se suportam uns aos outros, se inter-relacionando e permitem entender o “sentido” do mundo.

Natureza
A pintura aquarela é feita semanalmente a partir do maternal. Este tipo de tinta é a mais adequada para as crianças.
A aquarela usada é feita de pigmento natural, as tintas usadas são líquidas e a folha de canson é usada úmida.
Este detalhe faz com que as cores ganhem um movimento, quase uma dança no papel, que é observada com atenção pelas crianças.
Por causa d o encontro da água com a tinta, a vivência é primordialmente da cor, pela sua fluidez que proporciona às crianças a descoberta de inúmeras cores que surgem quando há o encontro das cores primárias e secundárias, despertando sua curiosidade e sua admiração pelas incríveis possibilidades de tons.


Muitas crianças passam a sua primeira infância em desertos de cimentos, em pátios sem vida, sem perceber o Sol , as nuvens, as plantas , os animais.
Em um jardim Waldorf a natureza é um dos ambientes de aprendizagem, se não for o mais importante.
O quintal é um ambiente natural , onde as crianças brincam mas também convivem com os elementos naturais como a água, a pedra, os animais do jardim e do céu , os animais das árvores e do chão.
No quintal brincam de adubar , semear, cavar , plantar , colher , regar.
Os elementos da natureza desenvolvem na criança a percepção de que o mundo ao seu redor é belo , e rico e que nós fazemos parte dele, e que por fim somos um pertencente ao outro.
A música é vivenciada através de canções e do kântele.
Criam-se momentos para o ouvir, o silenciar e o cantar.
A música ajuda a harmonizar e equilibrar o processo respiratório físico, anímico e social.
O Kântele, com sua sonoridade e escala especial é como uma gota de vida no deserto sonoro (falta de adequação dos sons, que deixam a criança agitada) que cerca a criança.
A escala do Kântele é pentatônica, cria uma atmosfera flutuante, de sonho, que adentra a corporalidade física. Os sons da escala pentatônica, o timbre aveludado, trazem alento e aconchego.
Esse ambiente sonoro alimenta a alma da criança pequena, de tal forma que é capaz até de harmonizar seus processos físicos e emocionais.
À medida em que a criança vai crescendo , ela se familiariza cada vez mais com o Kântele. Quer manuseá-lo, explorá-lo. Imitando os gestos da jardineira, vai aprendendo a tocar e a cantar.
Dos 0 aos 7 anos de vida ocorre um processo de estruturação. Forças grandiosas estão atuando, formando, plasmando, preparando este que será o instrumento com o qual vamos atuar no mundo: nosso corpo físico, que é único e insubstituível.
A música pentatônica pode ser um forte aliado nessa fase, especialmente o Kântele , acompanhado do calor da voz humana. Ela traz forma e estrutura sadias ao corpo físico (ainda em maturação) e também ao ser anímico-espiritual.
Música


"BRINCADEIRA
É UMA PRÁTICA
CARREGADA DE SENSAÇÕES,
QUE LEVAMOS
PARA A
VIDA"
Atividades Artísticas
Vivência de cores, desenho livre, modelagem, tricô de dedo, culinária, trabalhos manuais, num amplo exercício da motricidade fina, que se faz importante a partir dos 4 anos.
Contos de Fadas
A partir do jardim, o dia é finalizado com um conto de fadas, rico alimento para a alma e a imaginação infantil, pois contém imagens de profunda realidade espiritual, atingindo regiões inexploradas do inconsciente.
No maternal ( 2 e 3 anos), as histórias são mais simples, em respeito à peculiaridade desta fase, não se utilizando ainda os símbolos dos contos de fadas.
Rodas, cantigas e brincadeiras folclóricas, poesias e dramatizações, fazem parte da rotina diária do jardim.
Aprender a brincar em grupo e a
respeitar o outro. Descoberta de movimentos, musicalidade e ritmo. Versos ritmados, movimentos corporais, permeados de musicalidade, trazem conteúdos e imagens que alimentam o universo interno da criança, despertando uma intensa alegria em estar no mundo.





