top of page

Escola Acolher

 

Currículo Waldorf

 

A Pedagogia Waldorf foi criada por Rudolf Steiner há 95 anos.

 

Seu currículo é vivo, dinâmico e integrado, assim como sua preocupação com o desenvolvimento global dos alunos, suas diferenças individuais e a ênfase em descobrir suas capacidades e potencial respeitando cada etapa de desenvolvimento da criança. Esse currículo é desenvolvido em bases antropológico/antroposóficas, tendo em vista a evolução física, emocional e espiritual do ser humano.

 

A principal meta de uma Escola Waldorf deve ser o de desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas, desenvolver na criança perceber a vida com a “cabeça, coração e mãos” através de um currículo que balanceia as atividades escolares.

 

O currículo insere música; artes além de matérias como jardinagem e alimentação, técnicas agrícolas e horticultura. Através de uma  metodologia abrangente, com base na antroposofia, os professores buscam despertar o gosto pelo aprendizado, fazendo deste uma atividade não competitiva.

 

É ministrado em uma escola Waldorf o mesmo currículo exigido em outras escolas como: português, matemática, ciências físicas e biológicas, história e geografia. Mas de acordo com os objetivos da Educação Waldorf, os alunos terão acesso também a matérias como  astronomia, zoologia, botânica, euritmia, música, trabalhos manuais, artesanato, agrimensura, astronomia de posição, filosofia, artes plásticas e cênicas, assim como línguas estrangeiras.

 

O currículo da escola Waldorf é diversificado, rico, profundo.

Nele são estudadas e  experimentadas na prática uma infinidade de conteúdos.

As crianças são levadas a  sentir, a pensar, a desejar , a agir, a observar e a falar em prosa ou em verso todas as informações que as animam  a viver na Terra com saúde e equilíbrio,  promovendo a tarefa mais difícil, a de trabalhar a auto-educação para que no futuro possamos todos viver na luz do amor e em paz.

 

Em termos metodológicos, o currículo Waldorf pode ser comparado a uma espiral ascendente: as matérias são revistas várias vezes e a cada nova exposição uma nova e mais profunda visão do conteúdo exposto é oferecida às crianças. Chamamos isso de Ensino em Épocas.

 

Na Pedagogia Waldorf a divisão do currículo obedece as leis da ontogênese humana , ou seja , o desenvolvimento da criança, por isso a divisão é feita em setênios (sete-anos).

 

Em cada setênio, considera-se que a criança aprende de uma maneira diferente. 

 

                       

                                            

                                        Primeiro Setênio 

                      “O mundo é bom!”

 

No primeiro setênio, o movimento, a brincadeira e a imitação , exercem um estímulo fundamental diante dos aspectos que determinarão a capacidade cognitiva e a qualidade de vida da criança, tanto no presente quanto no futuro. Os primeiros 7 anos de vida são dedicados ao conhecimento e amadurecimento do corpo, seus limites e 

capacidades. A aprendizagem neste período é realizada principalmente por vias inconscientes. A criança estrutura as suas experiências por meio de brincadeiras que brotam da sua imaginação. Em função da saúde física e psíquica, o intelecto e a memória não devem ainda ser solicitados. É preciso primeiro que o corpo físico dê os sinais de sua maturidade e solidez estrutural, o que ocorre por volta dos 7 anos. A virtude básica que a criança precisa ver manifestada ao seu redor é a gratidão pela vida. O mundo é bom!, ela deveria vivenciar este sentimento. Desenvolvem-se aí, as sementes para o que vai ser, no futuro, a vontade do adulto.

 

Características do 1° Setênio: 

 

- De 0 a 07 anos (maturidade escolar), a criança está aberta ao mundo;

- Tem confiança ilimitada, não elabora julgamento ou análise;

- Recebe impressões sensoriais;

- Está na fase do desenvolvimento psicomotor;

- As percepções inadequadas são armazenadas no inconsciente (não compreende o pensamento dos adultos);

- Aprendizado por imitação;

- O educador Waldorf deve ser digno de ser imitado, pois nessa imitação inconsciente estará fundamentando sua moralidade futura.

- O princípio que rege o primeiro setênio: “O bom!” 

 

 

                                         

                          Segundo Setênio

                         “O mundo é belo!”

 

No segundo setênio segue-se o curriculo oficial, enfocando os conteúdos através de imagens e vivências de experimentação real dos fenômenos em laboratório e não só por conceitos abstratos, utilizando-se, para isso, do apoio de atividades verdadeiramente artísticas (pintura em aquarela, mitologia, contos de fadas, modelagem), que se ligam aos sentimentos das crianças e que vão se refletir no sentir do adulto. Dos 7 aos 14 anos, os sentimentos estão se consolidando. São de suprema importância, nessa fase, as atividades artísticas.

São então criadas as bases para o comportamento ético: o sentimento de 

fraternidade para com os semelhantes e de reverência em relação aos mistérios

da vida e da natureza. A virtude básica que a criança precisa ver  manifestada ao

seu redor, nessa fase, é a beleza. O mundo é belo! 

 

Característica do 2° Setênio: 

 

- De 07 a 14 anos (maturidade sexual);
- Desenvolvimento anímico,interage e reage aos estímulos que recebe;
- Emancipação da vida corporal;
- Necessita de explicações conceituais, interesse pela admiração que as

coisas causam;
- Vivência na área dos sentimentos (sai sentido entra sentimento);
- Puberdade (12/14 anos) perturba a harmonia anímica;
- O professor Waldorf deve saber o que é bom ou não para seu aluno e entusiasmá-lo, deve ter “autoridade amorosa”;

- O princípio que rege o segundo setênio:  "O belo!"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OS SETÊNIOS 

 

São de conhecimento geral algumas crises básicas na biografia humana: por volta dos 7 anos, a troca de dentes; aos 14, a puberdade; aos 21, a maioridade. Aprofundando a observação dos períodos delimitados por essas crises, Steiner percebeu a qualidade essencial de cada um deles. 

 

 

O professor de classe do segundo setênio 

 

Cada grupo de alunos que ingressa no primeiro ano terá um (a) professor (a) que acompanhará essa turma durante os oito anos do Ensino Fundamental.

Além de ministrar as matérias básicas para as quais estiver apto, através da intensa convivência, o professor tem a possibilidade de conhecer em profundidade cada criança e pode desenvolver um acompanhamento mais individualizado e balizado nas necessidades de cada uma delas.

O professor da classe também acompanha o grupo em viagens, estabelece o elo entre as famílias das crianças e objetiva criar um grupo social integrado entre elas.

 

 

O ensino em épocas

 

A Pedagogia Waldorf desenvolveu as épocas como forma de possibilitar aos alunos um maior aprofundamento dos grandes temas trazidos. Assim, como exemplo, é dada uma época de História por 3 ou 4 semanas e a criança vivencia uma integração de matérias que gira em torno do tema abordado. Pode-se seguir uma época de Matemática ou de Português e assim, sucessivamente, as épocas se desenrolam ao longo do ano.

O ensino em épocas possibilita que os alunos recebam os conteúdos de uma forma não fragmentada, desconectada com o todo ou ainda de uma forma superficial.

Através desse sistema, a criança pode efetivamente “mergulhar” e 'vivenciar profundamente" cada matéria.

 

 

Como educar o ser humano dos 7 aos 14 anos

 

Nesse segundo setênio de vida (7 a 14 anos), a criança desenvolve sua vida emocional e sua ligação com o mundo e com as pessoas. Em seu dia-a-dia, ela necessita fundamentalmente de ritmo e também precisa aprender os conteúdos através de uma ligação com seus sentimentos. Aquilo que uma criança não vivencia, com o que não se envolve ou não pode estabelecer uma ligação afetiva, será algo meramente decorado ou mecânico e tenderá a ser esquecido com o tempo.

Por este motivo, o Currículo na escpola Waldorf , desenvolve suas matérias de forma que os alunos possam integrar em seu aprendizado :

> o desenvolvimento do querer (atividades do fazer),

> do sentir (poesia, arte e música relacionadas aos temas que tocam interiormente a criança e que estão de acordo com os interesses relacionados à sua idade e amadurecimento)

> e o desenvolvimento do pensar. Nesse último, a idéia é criar condições para que a criança aprenda a pensar e não simplesmente decorar as respostas acertadas.

 

Por fim, atividades práticas – como trabalhos, viagens – levarão os alunos à aplicação concreta dos conhecimentos.

 

A forma trimembrada de uma aula (corpo, alma, espírito): 

 

Para atingir o aprofundamento dos conteúdos básicos (matemática, português história, geografia, mineralogia, química, etc.), a aula inicial, a qual é ministrada pelo professor da classe, tem a duração de duas horas e segue uma composição que visa trabalhar harmoniosamente o desenvolvimento do querer, sentir e pensar da criança. A aula compreende atividades que visam desenvolver habilidades: físico/corpóreas, imaginativas, memória, raciocínio lógico, reflexão, artística, dicção entre outras.

 

 

 

Integração com os pais

 

A criança dos 7 aos 14 anos tem o seu desenvolvimento a partir de três importantes relações em sua vida: a família, a escola e os amigos.

Dessa forma, é fundamental que se integre Família e Escola.

Para tanto, são realizados encontros em que se conversa e se aprende sobre a criança.

Cada professor de classe realiza reuniões mensais ou bimestrais com os pais, e encontros anuais de confraternização da classe, além de outras atividades, eventos e palestras da escola.

Essas atividades objetivam os mesmos ideais: fazer da vida e do ensino que a criança recebe a melhor base para seu desenvolvimento harmonioso como ser humano.

Toda escola Waldorf tem como princípio a ativa participação dos pais na vida escolar de seu filho.

 

 

 

Integração entre as matérias

 

Desde o 1° ano Waldorf, as matérias complementares como: Música Instrumental, Canto, Trabalhos Manuais, Artes Aplicadas, Pintura, Desenho, Desenho de Formas, Euritmia, Educação Física, Dramatização e Teatro acompanham o conteúdo curricular e são desenvolvidos de acordo com a maturidade.

As matérias representam não só um complemento curricular, mas fazem parte de um todo que propiciará à criança, um desenvolvimento saudável e global.

O conteúdo de cada matéria segue a linha mestra ou, como costumamos chamar, o “fio vermelho do ano”.

Este “fio” tece o cenário no qual terá lugar o desabrochar da criança e o desenvolvimento das capacidades necessárias à sua harmonia.

Nesse cenário, ela também poderá exteriorizar suas habilidades individuais.

 

Estudos e vivências de complementação ao currículo

 

A partir do segundo ano, as crianças iniciam passeios, visitas e viagens que vão fortalecer o seu aprendizado.

A cada ano se escolhe um tema central que será complementado com uma viagem de época, que compreenda não só o estudo e a observação, mas a participação na vida social e a integração da classe.

 

Além das viagens, passeios e visitas, o trabalho de dramatização e teatro propicia ao Professor da Classe desenvolver em seus alunos a autoconfiança, a interação com seu grupo social e a responsabilidade para com o todo.

 

As crianças “aprendem fazendo” e descobrem que todos os papéis são importantes.

 

A maneira como se ministram esses conteúdos é que depende do setênio em que a criança está inserida.

Não se adiantam conhecimentos porque se considera que isso não traz nenhuma “vantagem competitiva” para as crianças e porque, adiantando-se conteúdos, pode-se deixar de oferecer vivências importantes, necessárias a cada setênio.

 

Quanto aos aspectos individuais das crianças, consideram-se, profundamente, os temperamentos e as maneiras de ser de cada indivíduo.

 

Nas escolas Waldorf, os professores acompanham as mesmas crianças por vários anos. Isso permite que o professor adquira um profundo conhecimento da individualidade de cada aluno e permite às crianças, desenvolverem plenamente aquilo que elas são capazes de desenvolver.

 

 

SALAS DE AULA WALDORF

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

bottom of page