top of page

Jardim de  Infância 

Princípio de um Jardim Waldorf:                 o BRINCAR.
"Se a criança é capaz de se entregar por inteira ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo."
(Rudolf Steiner)

 

 

      Toda criança em sua primeira infância, está desenvolvendo seus sentidos e sua vida anímica, o seu pensar imaginativo e a sua capacidade de criar. Seu corpo físico está em pleno desenvolvimento ligando as primeiras experiências psicomotoras ao processo do desenvolvimento da inteligência, relação esta indispensável para a constituir a vida de relações com o mundo.

 

      Tudo isto é alcançado através do método natural que o ser humano possui durante a infância, o BRINCAR.

 

      Segundo Rudolf Steiner, na primeira infância, a individualidade espiritual da criança está trabalhando intensamente por meio de seu corpo através do BRINCAR.

 

      Somente no BRINCAR esta individualidade é visível. BRINCAR é um processo natural, indispensável para a saúde psíquica e mocional da criança.

 

      Na idade do Jardim de Infância, o BRINCAR das crianças são como rastros que imprimem as suas primeiras conquistas mais especializadas: o falar, o andar, o fazer, o sentir, o modelar, o amassar. o cortar , o rasgar, o pensar , o agir, o correr, o subir, o parar, o pincelar, o traçar. 

 

      Do Engatinhar ao Escrever, o corpo  pontua os caminhos psicomotres que a criança percorre desde o momento em que rola de um lado para o outro, rasteja, engatinha, senta, se equilibra, fica em pé, locomove-se e torna-se apta a explorar o mundo ao seu redor por meio da brincadeira, até conquistar a primeira escrita de letras, considerando todas as conquistas complexas que a levaram a esse sistema simbólico de comunicação humana. Andar e falar não são atributos físicos que uma criança adquire naturalmente, são conquistas fundamentais no seu relacionamento com o cosmo e com os outros seres humanos. 

 

        As marcas de seu desenvolvimento psicomotor,  teve início antes mesmo de sua chegada à Terra. O movimento corporal da criança pequena é a base para o seu aprendizado intelectual posterior.

 

       A criança tem muitas forças vitais, mas precisa dos adultos para ajudá-la a equilibrá-las e integrá-las à personalidade em formação.

 

       A brincadeira realiza tudo isso com criatividade e as Jardineiras Waldorf (professoras ) realizam tudo isto com muito amor e respeito à criança.

 

       Cores, gestos, sons, expressões, tons de voz, qualidades nos materiais e nas atividades diárias de um Jardim Waldorf, fazem parte de uma rotina saudável, chegando  a representar o ambiente do Lar.  

 

       A criança pequena tem competências imitativas ilimitadas, que são a expressão de um um profundo desejo de aprender, de explorar o mundo, de pesquisá-lo.

 

       A repetição DE BRINCADEIRAS , OUVIR AS MESMAS HISTÓRIAS, FAZER O PÃO VÁRIAS VEZES, EMPILHAR TOQUINHOS DIARIAMENTE E VÊ-LOS CAIR, é fascinante para as crianças.

 

       A brincadeira é a expressão do espírito humano.

      

      

Waldorf
Acolher

Por que a Pedagogia Waldorf constrói a aprendizagem de maneira adequada à natureza infantil? 

Algumas crianças, hoje em dia, não conseguem se ajustar às exigências da vida moderna e apresentar resultados positivos dentro da sala de aula,mesmo possuindo uma inteligência adequada.

 

Educadores, professores , terapeutas, pais e mães necessitam mudar a forma de observar, de se relacionar e de entender as crianças e o seu processo de aprendizagem.

 

Por que a Pedagogia Waldorf constrói a aprendizagem de maneira adequada à natureza infantil?

 

Porque em uma escola Waldorf a aprendizagem dá-se paulatinamente, respeitando rigorosamente o desenvolvimento infantil das faixas etárias e se ajusta metodologica e didaticamente ao princípio regulador da aprendizagem, a pesquisa espontânea da criança por meio do brincar.

 

O processo da aprendizagem tem início no conhecimento e amadurecimento corporal (noção de corpo, tonicidade), ampliando-se para o domínio do ambiente espacial (estruturação espaço-temporal e equilibração ),

e representando-se nas capacidades de leitura, escrita e matemática.

 

O conteudo escolar exigido pelo MEC é cultivado pela escola Waldorf ao longo de todos

os anos escolares da seguinte maneira : Pelo fazer integrado e consciente das várias

atividades corporais e manuais, da cultura , do artesanato e do cultivo da Natureza e dos

trabalhos primordiais do Ser Humano.

 

Pelo sentir através da produção e apreciação das diversas linguagens, das artes plásticas,

musicais e cênicas. Pelo pensar, cultivado desde a imaginação dos contos de fadas até o

rigoroso processo abstrato-científico próprio do ensino médio.

 

Vamos falar do processo de aprendizagem das crianças até 5 anos de idade :

 

Se atentarmos para a criança, em essência, ela é um ser imitador, é um ser sensorial anímico que, de uma maneira corpórea, está entregue ao ambiente que a circunda.

 

Então teremos que nos atentar essencialmente para que, nesta fase da vida, portanto, até à troca dos dentes, tudo atue “verdadeiramente” no ambiente que a circunda, de modo que a criança possa assimilar sensorialmente e elaborar em si tudo que vê , sente, toca, cheira e come.

 

Por isso, temos que considerar na estrutura pedagógica-didática todo este órgão sensorial , que é a base inicial para a vida futura da criança enquanto ser humano .

 

Portanto, o sistema rítmico biológico do corpo da criança, principalmente o sistema respiratório e o sistema circulatório, o que faz parte do ritmo regulador da nutrição. é o que predomina organicamente, e trata-se de orientar todo o ensino de maneira rítmica, de que o próprio professor seja, em si, um indivíduo com pendores para perceber este ritmo corporal de cada criança, de modo que na sala de aula reine este ritmo e compasso orgânico-sensorial .

 

Isto significa que, naquilo que empreendermos com a criança, naquilo que a criança deva fazer, precisamos fazer com ritmo predominando o sentir e a imagem. E, em tudo o que se desenrola entre o professor e a criança precisa reinar a música, o ritmo, o compasso e a melodia .

 

Já que o corpo da criança, até mesmo a sua troca de dentes, é de forma sensorial (físico-químico) , exige que o professor tenha, em si próprio, uma espécie de musicalidade, musicalidade em toda a sua vida pedagógica-didática.

 

Por isso que a rotina da vida escolar da criança até 6 anos de idade é por meio da imagem , da música, dos contos de fadas, do desenho, do brincar espontâneo, do trabalho corporal (ritmo), tudo isso vinculados a Natureza, em um grande quintal sensorial, onde o vento, o Sol, a água, a terra, as plantas e os animais e até mesmo a Lua e os astros são recursos indispensáveis neste período da infância.

 

Distribuição dos grupos do Jardim de Infância da Escola Acolher:

 

JARDIM IV -  crianças de 6 anos - período matutino
JARDIM III - crianças de 5 anos - período matutino
JARDIM II - crianças de 4 anos - período matutino e vespertino
JARDIM I - crianças de 3 anos - período vespertino
MATERNAL - crianças de 2 anos - período matutino e vespertino

 

Entre em contato pelo whatsapp - 67.92806930 . Patrícia Arruda da Fonseca

 

bottom of page